top of page
Conacate_Logotipo_nov2018_400px.jpg
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

IX Congresso mobiliza debate sobre precarização do Serviço Público

As Estruturas de Estado como fiel da balança entre Sociedade e Mercado, em benefício de ambos,

foi uma das conclusões do Congresso

Diretores da Conacate e presidentes de entidades de todo o Brasil participam de solenidade de abertura

O IX Congresso Conacate, realizado de 6 a 8 de novembro em Belo Horizonte, foi um evento marcante que reuniu especialistas, gestores, servidores e lideranças sindicais e associativas de todo o Brasil para discutir os impactos da terceirização e da precarização no serviço público. A cerimônia de abertura, na noite do dia 6, contou com a presença de representantes sindicais e autoridades, como o deputado federal Rogério Correia e o deputado estadual Professor Cleiton, e foi abrilhantada pela entrega de homenagens a quatro servidores públicos e dois representantes sindicais, em reconhecimento às suas contribuições exemplares para o fortalecimento da Administração Pública.


Nos dias 7 e 8, painéis e debates abordaram os efeitos da precarização e da terceirização no serviço público, especialmente em relação aos impactos na vida dos cidadãos, na saúde mental e nas condições de trabalho dos servidores. Especialistas das áreas de infraestrutura, meio ambiente e estudos socioeconômicos compartilharam análises profundas sobre como a falta de investimentos e a precarização dos serviços públicos de fiscalização e proteção ambiental contribuíram para tragédias como as de Mariana (MG), Brumadinho (MG) e as enchentes em Porto Alegre (RS).


Um dos pontos altos do congresso foi o diálogo franco sobre os impactos do teletrabalho na vida dos servidores, com a participação de especialistas em direito e gestão pública, que discutiram as oportunidades e os desafios dessa modalidade de trabalho. Concluiu-se que falta uma gestão eficiente dos processos e métodos modernos e adequados para medir a produtividade dos servidores em teletrabalho, sendo também destacados vários benefícios para a qualidade de vida dos trabalhadores em home office.


“O congresso deste ano foi mais que especial! Recebemos elogios de todos os participantes: palestrantes de altíssima qualidade, debates profundos, e encaminhamentos precisos que vamos colocar em prática e cobrar dos responsáveis. Estamos na 9ª edição do evento, e a cada ano o congresso se consolida como uma atividade essencial para os servidores e para o movimento sindical”, afirma Antonio Carlos Fernandes Jr.


O papel dos sindicatos na proteção dos servidores contra o assédio e a exploração foi abordado em um painel específico, reforçando a importância da criação de procedimentos e métodos para coibir esse tipo de situação na administração pública. Em sintonia com esse tema, um debate sobre a Convenção 151 da OIT foi realizado no dia 8.


Durante o Congresso, a Conacate reafirmou seu compromisso de buscar soluções e valorizar o serviço público, destacando a necessidade de conscientização da sociedade sobre os impactos negativos da terceirização. O evento foi totalmente gratuito e aberto ao público, proporcionando um espaço essencial para debates e construções coletivas em defesa do serviço público brasileiro.


Não pôde comparecer? Fique tranquilo(a)! Em breve, todos os vídeos serão disponibilizados no canal do YouTube da Conacate.


Confira algumas fotos do Congresso:



Comments


bottom of page